Como enfrentar os nossos problemas?

Publicado: 22 de março de 2014 em Uncategorized

Cooperação do Pr. Leilton Aurélio*

Imagem

Ao Contrário do que tem sido ensinado por alguns pregadores da mídia televisiva, e por alguns escritores da chamada Teologia da Prosperidade ou Confissão Positiva, o crente passa por tribulações, por lutas, por dificuldades. O próprio Cristo já nos advertia: “No mundo tereis aflições.” Ao invés de tentarmos nos iludir manipulando a Palavra de Deus, devemos estar preparados para a possibilidade de termos que enfrentar as provações. Mas quando ela vier, o que devemos fazer? 
I. A sua confiança em Deus não deve depender das circunstâncias.
Não deixe que as situações da vida, determinem a sua fé em Deus, pelo contrário, a sua fé em Deus é que deve prevalecer nas situações, foi em uma situação como esta que o profeta Habacuque escreveu: Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos, embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação. (Habacuque 3. 17 e 18 – A Bíblia Viva). 
Também, nunca pergunte: Será que Deus realmente me ama? Pois o amor de Deus pelo seu povo é incondicional, veja o que o Apóstolo Paulo disse quando escrevia aos romanos: Quem, então pode jamais ocultar de nós o amor de Cristo? (Rm 8. 35,36 e 38 – A Bíblia Viva) (Hebreus 12.6) Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. 
II. Antes de Olhar para o problema, olhe para o Deus que pode resolver o problema.
O Deus a quem você serve, é bem maior que o seu problema, não há limites para o seu poder. Para o que acontece, é que muitas vezes, em meio aos problemas nos esquecemos das intervenções de Deus no passado. Antes de Deus tirar Israel do Egito, Ele fez grandes milagres, e as pragas foram o maior exemplo disso, Contudo, ao chegarem diante do Mar Vermelho, ao verem Faraó e o seu exército se aproximar, se esqueceram de tudo o que Deus havia feito anteriormente. E após, Ele haver aberto o Mar Vermelho e fazer o povo passar em terra seca, durante a caminhada o povo novamente se esqueceu e continuou a murmurar contra Deus, se esquecendo de tudo quanto Deus já havia feito em seu favor em outras ocasiões? Portanto, se vierem os problemas lembre-se de que Deus em outras ocasiões já te deu o livramento e poderá fazê-lo novamente.
III. Não murmure. Ouça a Voz de Deus.
A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus. Quando murmuramos, nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: “Não te importa que pereçamos!” A murmuração, além de não resolver só agrava o problema, e é uma declaração antecipada de derrota. É uma afirmação de incredulidade.
Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer. Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontramos diante de problemas e lutas por sabemos que tudo isto é bom para nós – ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força do caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas (Rm. 5. 3 e 4 – A Bíblia Viva). Há momentos em que devemos ficar quietos. Êxodo 14.13. Ha momentos da nossa espera e da ação de Deus. Disse o salmista:

“Esperei confiantemente no Senhor. Sl 40.1 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Salmo 46.10.

CONCLUSÃO: Lembre-se ainda, que Deus permite que passemos por tribulações, para o nosso crescimento, pois Deus jamais permitiria uma lágrima inútil a um filho seu e para manifestação da sua glória e poder. 

* Leilton Aurélio Santiago, é pastor da Igreja Evangélica Nova Assembléia de Deus, casado com Liparly Santiago e atualmente mora no arruda, Recife/PE. Bacharel em Teologia, Capelão do hospital Oswaldo Cruz e está cursando pós-graduação em Psico-pedagogia. 

Anúncios

Deixe seu comentário aqui. Qualquer coisa entre também em contato comigo: gladystonps@bol.com.br.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s