O QUE PENSO SOBRE A ORDENAÇÃO DE MULHERES

Publicado: 11 de junho de 2014 em Uncategorized

Imagem Durante a minha vida cristã sempre aprendi que pastoreio é um dom. Sendo um dom, não cabe a nós determinarmos quem pode tê-lo ou não. Nem tão pouco é privilégio de homens e não de mulheres, isso porque, o “dom pastoral” ou seja, o dom de cuidar e alimentar as ovelhas de Cristo, não está condicionado ao sexo (seja ele feminino ou masculino).

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. 1 Coríntios 12:4-6 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13

Efésios 4:11-13 inicia dizendo: “E Ele designou…”, definindo quem distribui e dá esses dons diversos que é o Espírito Santo. Não é papel da Igreja/instituição fazer esta definição. Claro que muitos colegas pastores e tantos outros não concordarão comigo e tem lá seus argumentos. Meu pastoreio não comunga com essa ideia distorcida da NÃO ordenação de mulheres ao ministério pastoral. Entendo eu que, as denominações que não aceitam a ordenação de mulheres não deveriam aceitar mulheres missionárias no campo. Conheço muitas missionárias que estão plantando igrejas destas mesmas denominações que não aceitam pastoras e, no entanto, elas estão pastoreando nos lugares onde nenhum “pastor” homem quer estar. Pelo que me consta só muda de nome de pastora para missionária, uma questão mais burocrática funcional estritamente humana do que bíblica.

É possível percebermos na Bíblia uma pintura centrada na imagem masculina. Não poderia ser diferente, já que o ambiente onde foi escrito a Bíblia focaliza a liderança masculina e ser guiado por uma mulher era inaceitável. Sendo assim, não vemos de forma exaustiva a liderança de mulheres na bíblia, dando entender que é mais uma questão cultural do que algo para ser seguido como uma regra na Igreja. O pastoreio não está ligado a função e nem tão pouco a ordenação. O Novo Testamento deixa claro a preocupação dos Apóstolos em pregar o pastoreio como um dom, uma dádiva dada pelo Espírito Santo a quem Ele escolheu para esta missão. Desta forma, a pessoa que tem o dom, simplesmente exerça-o! Como também ,é bom deixar claro, que no Novo Testamento, não há qualquer ligação entre o dom pastoral ao sexo exclusivamente masculino. O dom não faz distinção de sexos. Infelizmente quem faz essa distinção é a instituição com seus preceitos religiosamente machistas. O pastor Lourenço Stelio Rega (ORDENAÇÃO DE MULHERES AO PASTORADO – Notas teológicas e exegéticas) escreveu:

No Novo Testamento parece não haver indícios claros a ponto de termos de afirmar que alguém deva ser ordenado para algum ofício. Colin BROWN (1983, vol. III, p. 228) afirma que o Novo Testamento também nada diz a respeito da ordenação dos homens, no sentido de revesti-los de uma posição e autoridade que perdurem durante toda a vida. Ao falar do ministério o Novo Testamento ressalta os dons e as funções, que não se exercem necessariamente em toda situação eclesiástica específica (cf. 1 Co 12.4-3; Rm 12.4-8; Ef 4.11ss).

Que o Senhor continue nos ajudando a avançar para melhor nos aproximarmos do puro e verdadeiro evangelho de Cristo. Parabenizo a todas as mulheres que exercem o dom do pastoreio com amor e zelo ao evangelho de Cristo muito mais do que nós homens.

Com amor,

Gladyston Santana

Anúncios

Deixe seu comentário aqui. Qualquer coisa entre também em contato comigo: gladystonps@bol.com.br.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s